sexta-feira, 28 de setembro de 2018

TRAVEL | 10 coisas a saber antes de ir a Nova Iorque

Este ano estive uma semaninha de férias em Nova Iorque e tenho muita coisa para partilhar convosco! Na primeira de duas publicações trago-vos 10 informações importantes que devem saber antes de viajar para esta cidade.

Imagem daqui


1. As plataformas do metro são quentes tal qual deserto do Sahara. Definitivamente o ponto mais negativo da viagem, porque implicava com o meu bem-estar (principalmente porque andei mais quilómetros numa semana do que no resto do ano inteiro). O que vale é que o metro em si é bem fresquinho, para compensar.
2. Na sequência da afirmação anterior, levem os sapatos mais confortáveis que tiverem, porque o giro de NYC é passear pela cidade a pé. O metro é muito abrangente e leva-vos a quase todo o lado, mas se andarem muito de metro vai acabar por perder um pouco o interesse. Só levei 2 pares de ténis - os Hu da Adidas (o modelo do Pharrell Williams) e os Fresh Foam Cruz da New Balance. Nenhum deles me falhou!
3. Se forem desorientados como eu, usem a aplicação City Mapper. Colocam o local de partida e o local de destino e esta dá-vos várias opções de caminhos, utilizando transportes diferentes. Muito útil para usar o metro de Nova Iorque, que é um pouco confuso. Diz-vos qual é o sentido que devem apanhar (algumas entradas para o metro só dão acesso a um sentido e se quiserem ir para o outro lado têm que sair e atravessar para o outro lado da estrada) e as diversas estações.
4. O dinheiro desaparece rapidamente sem darem conta. Desenganem-se se acham que é tudo muito barato nos EUA porque o dólar vale menos que o euro tal... Basta irem petiscar qualquer coisa para gastarem facilmente 10-15-20 dólares. Fácil fácil. 
5. Os preços raramente têm as taxas aplicadas, por isso, quando virem o preço de um produto não se esqueçam que ainda falta adicionar 8.875% (no caso de NYC).
6. Façam uma conta na Revolut. Este é um cartão que vos permite fazer pagamentos noutras moedas sem pagarem taxas (como pagamos com os cartões normais dos bancos de cá). Podem carregar em euros e converter para dólares usando a cotação do dia em que convertem, ou pedem ir usando o cartão normalmente e este faz-vos a conversão para a cotação do dia em que fazem o pagamento.
7. Comprem um cartão da T-Mobile para terem dados. Aconselho o Tourist Plan, que vos dá, entre outras coisas (mais informações aqui), dados ilimitados (2 Gb com 4G e depois fica mais lento, mas funciona). "Ah e tal, mas há Wi-Fi em todo o lado" - quem diz isto devia levar com um cometa no meio da testa. Para além de não ser verdade, vocês vão andar sempre em movimento, o que faz com que não consigam ter acesso a Wi-Fi sempre. Custa pouco mais de 30 dólares.
8. Se gostarem de hamburguers, comam no Five Guys. Em relação às pizzas, vão a Brooklyn e comam na Juliana's Pizza. Uma das melhores pizzas que já comi na vida. E ainda no campo da comida, não comam gelados na Brooklyn Ice Cream Factory (comam antes um gelado no Santini antes de irem embora).
9. Se preferirem ver as coisas com menos gente, acordem bem cedinho (não é difícil com a diferença no fuso horário). Nova Iorque é uma cidade com uma imensidão de gente, por isso, acordar mais cedo permite ver as coisas com menos confusão.
10. Usem uma mala com cadeado TSA incorporado ou fechem a vossa mala com um cadeado TSA. Nos EUA eles podem revistar as malas em qualquer altura, mesmo sem estarmos presentes (aconteceu com a mala que enviei para o porão). Os cadeados TSA são cadeados que abrem com uma "chave mestra" que os senhores da TSA (Transportation Security Administration) têm, o que permite que não estraguem a vossa mala para a revistar (sim, porque pelas regras deles podem estragar a vossa mala para a revistar e não vos pagam por isso). Podem identificar os cadeados TSA por um pequeno símbolo vermelho (isto). O mais barato que encontrei por cá foi no Jumbo.

Prometo uma publicação todos os pormenores da viagem, mas por agora fica apenas esta pequena lista de informações importantes!

Deixo-vos uma das minhas partes favoritas dos parques da cidade - os esquilos!


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...