quinta-feira, 10 de março de 2016

HEALTH | Polar Watch FT7

Já sabem que sou mega fã de relógios, mas hoje quero apresentar-vos um tipo de relógio diferente - o pulsómetro FT7 da Polar, um relógio de treino. Antes de o comprar, andei a pesquisar um pouco e fiquei indecisa entre os relógios da Polar e os relógios da Geonaute - os segundos por serem um pouco mais baratos (por exemplo, este) -, mas ao ler opiniões vi que muita gente se queixava que os relógios da Geonaute perdiam muitas vezes o sinal e, como não dá jeito nenhum andar sempre a confirmar se o sinal continua activo ou não, descartei a hipótese e optei antes pela Polar, nomeadamente o FT7. Este tipo de relógios incluem uma banda elástica (onde estão os sensores e onde adaptamos o conector) que é colocada na zona do peito (nas meninas fica abaixo do soutien) e que nos permitem controlar a frequência cardíaca e, com base nisso e nos nossos dados (peso, altura, data de nascimento e sexo) calcula uma estimativa das calorias consumidas durante os nossos treinos. Para além disso, no final do treino divide o tempo do nosso treino em dois: o tempo em que estivemos a melhorar a nossa condição física ("efeito fitness") e o tempo que estivemos a queimar gordura ("efeito queima de gordura").



A utilização deste relógio é bastante intuitiva. Quando o utilizamos pela primeira vez é necessário inserir os nossos dados (data de nascimento, sexo, altura e peso), e depois fica logo pronto a utilizar. Antes de cada treino basta colocar o relógio no pulso, molhar os sensores da banda elástica e colocar a banda elástica ao peito, com o transmissor de sinal no seu lugar (a fita tem duas molas onde este se prende). Posteriormente basta carregar no OK para o transmissor começar a emitir o sinal e, quando a frequência cardíaca estiver visível no visor, carrega-se novamente no OK para dar início ao treino.

Durante o treino, temos acesso aos seguintes valores - frequência cardíaca, calorias, duração e efeito do treino naquele momento (fitness ou queima de gordura). No decorrer do treino é possível pausarmos o treino e recomeçar facilmente quando quisermos (costumo pausar o treino entre as aulas de grupo que faço). O FT7 tem também um botão que acende uma luz durante uns míseros segundos. Como a transmissão da informação é codificada, não há risco de interferência com outros transmissores, ou seja, o relógio apenas vai apanhar a vossa frequência cardíaca. Outra coisa interessante é que a frequência cardíaca é assumida nos visores das máquinas que têm sensores para este parâmetro (aqueles que têm regiões metálicas para colocarmos as mãos).


Carregando duas vezes no botão "para trás" o nosso treino termina e, quando damos o treino por terminado, o relógio dá-nos um resumo do que andámos a fazer.


Outra coisa interessante é que podemos ver resumos dos nossos treinos e ter uma noção da nossa evolução. Para além disso, o FT7 pode ser utilizado dentro de água (natação à superfície).

Não utilizo o FT7 há muito tempo, mas posso dizer-vos que nunca tive problemas com a perda de sinal e a frequência cardíaca que o relógio marca costuma estar certinha em relação à real. A banda elástica é confortável, o suficiente para me esquecer que estou a utilizá-la. Após cada treino, esta deve ser apenas passada por água (e seca bem de um dia para o outro).

Quanto ao design do relógio propriamente dito, não o acho propriamente um relógio bonito, mas também só o utilizo no ginásio. Acho que este tipo de relógios, de um modo geral, ainda tem muito para evoluir em termos de aspecto, contudo, é algo que utilizo apenas no ginásio, portanto, os requisitos mínimos de "beleza" estão cumpridos.





Só uma pequena nota em relação ao FT7 - este não é o melhor dos relógios para quem corre ou anda de bicicleta na rua (nesse caso, o ideal são relógios com GPS), mas é um relógio óptimo para quem treina em ginásio e gostava de controlar a frequência cardíaca e ter uma estimativa do gasto calórico. Se é indispensável? Não, de todo! Mas pode motivar-nos um bocadinho a treinar mais e melhor! Pode ser importante a quem necessitar de controlar a frequência cardíaca por sofrer de problemas cardíacos.



Comprei o meu na Decathlon e custou perto de 70€ (já não está disponível na loja online). Existem opções mais baratas da mesma marca, como é o caso do FT1 que custa 40€. Espero que tenham gostado!
Beijinhos*

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...