sexta-feira, 7 de agosto de 2015

TECH | ASUS ZenBook UX305F

Quantas de vocês costumam andar com o computador portátil atrás com grande frequência? *mão no ar!* E quantas de vocês pensam "esta coisa é mais pesada do que parece" cada vez que têm que o transportar? *duas mãos no ar* Pois bem, nos últimos meses andei a testar um ultrabook da ASUS - o ZenBook UX305F - um portátil super levezinho e fino, com um desempenho impecável e, para além disso, bem giro. Hoje venho partilhar convosco um pouco da minha experiência com ele, o que gostei mais e o que gostei menos.



Para começar, convenhamos, o UX305F é muito giro, com um design elegante e concêntrico de margens finas e confortáveis, chassis de alumínio (com apenas 0.8mm!) e com detalhes escovados metalizados (adoro!). Existem 3 cores disponíveis: preto (o que vos mostro), branco e dourado. Este ultrabook de 13.3 polegadas pesa apenas 1.2 kg e mede 12.3 mm de espessura no seu ponto mais fino.

O ZenBook traz uma bolsa para transporte



A gama ZenBook da ASUS já é conhecida por combinar de forma perfeita o desempenho com um design luxuoso e o UX305F promete ser capaz de desempenhar multitasking sem falhas. É um portátil que foi criado para ter um desempenho excelente nas tarefas do dia-a-dia, tais como, ver vídeos, editar documentos nos editores de texto ou pesquisar na Internet. Não querendo entrar por muitos detalhes técnicos, vamos só à informação básica sobre as especificações deste portátil: o processador é um Intel® Core™ M, placa gráfica Intel HD5300, tem um disco SSD de 256GB, 8 GB de memória RAM, conectividade Wi-Fi 802.11ac, 3 portas USB 3.0, Bluetooth 4.0, entrada para cartões SD e utiliza o Windows 8.1.
O ecrã é um IPS mate QHD+ (com uma resolução de 3200x1800) de 13.3 polegadas, reproduzindo imagens com grande detalhe; possui ainda uma camada especial anti-brilho, de forma a reduzir os reflexos, para além de possuir um ângulo de visualização bastante amplo.
Outra coisa super interessante é o facto de o ZenBook não ter qualquer ventoinha, funcionando sem produzir qualquer ruído. Este portátil tem um design térmico optimizado, para ajudar a dissipar o calor e evitar o sobreaquecimento.

Quanto a extras, o ZenBook vem acompanhado de uma bolsa para transporte que, embora não seja daquelas super protectoras, é o suficiente para o transportarmos de forma segura e de modo a evitar riscos, e também traz um cabo para ligar a uma das entradas USB e onde se liga o cabo Ethernet, caso não tenham Wi-Fi ou prefiram uma ligação por cabo.




Na minha opinião, as principais vantagens deste ultrabook:
* Portabilidade - o tamanho, o peso e a espessura deste equipamento facilitam muito o seu transporte. Para além disso, o carregador é também ele pequeno e leve;
* Desempenho - nunca tive problemas durante a sua utilização, apesar de não ter puxado assim muito por ele (com jogos daqueles pesados, por exemplo), mas para aquela utilização diária típica dos portáteis que faço mais frequentemente - Chrome (com muitas janelas abertas!), Microsoft Office, Photoshop, reprodução de filmes e música, etc. - portou-se impecavelmente bem! Para além disso, o arranque é super rápido e em poucos segundos fica pronto a utilizar;
Silencioso - este portátil não tem ventoinhas, o que faz com que seja super silencioso e agradável de se utilizar;
* Autonomia - apesar de eu ter quase sempre onde pôr o portátil a carregar, usei-o várias vezes sem estar ligado à corrente e fiquei surpreendida. Como é óbvio, a autonomia vai depender muito do que estão a fazer com o portátil, mas posso dizer-vos que cheguei a utilizá-lo numa das minhas sessões de "car cinema" com o meu ex-namorado num filme com mais de 3h e que a bateria chegou e ainda sobrou.
* Ecrã e resolução - não tenho muito mais a acrescentar sem ser o que já disse lá em cima - impecável!
* Touchpad - a dimensão do touchpad deste portátil é, para mim, uma vantagem enorme e a ASUS possui um sistema de gestos que podemos fazer no touchpad que nos facilitam imenso a vida (por exemplo, deslizar 3 dedos no touchpad para baixo levam-nos directamente para o ambiente de trabalho);
* Escrita confortável - como é um portátil de espessura reduzida, a escrita torna-se bastante confortável. Tive alguma dificuldade em habituar-me à dimensão do portátil inicialmente, uma vez que passei de um de 15.6 polegadas para um de 13.3 (e às vezes lá falhava algumas teclas).



E agora aquelas que poderão ser desvantagens para algumas pessoas:
* Sem leitor/gravador de CDs/DVDs - este tipo de equipamentos normalmente não vem equipado com drive de CDs/DVDs; confesso que não me faz muita falta, contudo, por vezes, ainda recebo algumas press releases em CD!
* Capacidade do disco - eu acumulo muita coisa no meu computador, portanto, um disco de 256GB pode significar necessitar de um disco externo para ajudar a guardar a tralha;
* Volume - apesar de a qualidade do som ser muito boa, podia dar um bocadinho mais alto (mas isto sou eu que gosto de ouvir música alta).

Só para compararem o tamanho do ZenBook com o livro que tinha mais à mão


Quanto ao preço, se não estou em erro, ronda os 1000€.
Como podem calcular, este tipo de portáteis não são criados para jogos pesados ou para programas que puxem demasiado por eles, mas sim para aquelas tarefas básicas que todas queremos fazer sem grandes problemas e nisso, aqui o menino da ASUS funcionou às mil maravilhas. Se quiserem saber informações mais detalhadas, podem visitar a página da ASUS relativa a este equipamento aqui.
Quero agradecer à ASUS por me ter dado a hipótese de testar este portátil, que tanto jeito me deu nas deslocações para o centro de saúde e por me ter deixado com vontade de comprar um portátil destes, por ser tão... portátil!
Espero que tenham gostado.
Beijinhos*

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Mesmo mesmo! E o douradinho também é bem giro <3

      Eliminar
  2. Não me convence. .. eu estou desiludida com a Asus... dei 1000 € por um Asus N - séries, foi 4 par a garantia em 6 meses...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi azar... Eu tenho um ASUS Eee pc há mais de 3 anos e nunca tive problemas que me fizessem enviá-lo para a garantia.

      Eliminar
    2. Eu tenho um ASUS já vai fazer 2 anos e também não tenho grandes razões de queixa =/

      Eliminar
  3. Eu tenho um Asus ROG e estou satisfeita com o ele. O meu irmão tem um outro e também está contente.
    Eu antigamente não dava nada pela marca mas por acaso tenho sido surpreendida pela positiva por ela até agora. Também tenho uma tablet e é um miminho :3
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por acaso sempre me inclinei para os portáteis da ASUS x) Mas sou consumidora de portáteis há pouco tempo, confesso!

      Beijinho*

      Eliminar
  4. é bem giroo!!

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá. Eu tenho também tenho um. Só que por vezes, o ecrã fica preto por um momento.
    Raramente me acontece, mas desde que o comprei que me ocorre. Embora seja só por um segundo, e depois volta á normalidade.
    Já te aconteceu?

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...