sexta-feira, 17 de abril de 2015

COOKING | Crinkles de chocolate e avelã

Ontem decidi fazer uma receita que já tinha visto em tempos, mas ainda não me tinha aventurado: crinkles de chocolate e avelã. Na cozinha só gosto mesmo de fazer bolos, biscoitos e bolachas, pelo que evito um bocadinho cozinhar aquilo que gosto, uma vez que não são coisas propriamente saudáveis... [Porque é que não são os legumes que fazem mal em vez dos doces?! *.*] A receita é relativamente simples, as bolachinhas ficam muito levezinhas e moles e... deliciosas!



Como podem calcular, a receita não é minha, que eu cá não tenho dessas capacidades de inventar receitas (às vezes nem seguindo tudo direitinho as coisas me saem bem!). A receita pela qual me segui é a de crinkles de chocolate da Dona Bimby, e podem consultar a publicação original aqui (há também um vídeo no YouTube). Utilizei a minha Bimby para me dar uma ajudinha, mas penso que conseguirão obter o mesmo resultado sem ela. Eu adaptei um pouco a receita original, porque achei que apenas o chocolate ia ser meio boring... Então, decidi dar-lhe um toquezinho de avelã! E ainda bem que o fiz!


Ingredientes:
* 50 gramas de chocolate preto culinária (usei da Nestlé, com 44% de cacau)
* 55 gramas de manteiga à temperatura ambiente (usei Becel de cozinha)
* 100 gramas de açúcar
* 2 ovos médios
* 210 gramas de farinha (substituí parte da farinha por miolo de avelã triturado na Bimby - cerca de 75 gramas)
* 1/2 colher de chá de fermento
* 1 colher de chá de baunilha ou açúcar baunilhado (usei aroma de baunilha)
* 1 pitada de sal
* Açúcar em pó para envolver (caso não tenham açúcar em pó, antes de começar a receita basta colocar um pouco de açúcar na Bimby e programe 15seg/vel.9)

Procedimento:
1) Partir o chocolate aos pedaços, e derretê-lo em banho-maria;
2) Adicionar a manteiga em cubos ao chocolate e mexer até que esteja derretida e bem integrada. Reservar;
3) Colocar a borboleta na Bimby. Adicionar os ovos e o açúcar e programar 3min/37ºC/vel.3,5. No final do tempo programar mais 3 min/vel.3,5, mas sem temperatura;
4) Adicionar o chocolate derretido com a manteiga, e o aroma de baunilha ou açúcar baunilhado. Misturar 10seg/vel.3;
5) Remover a borboleta. Adicionar a farinha (e, no meu caso, o miolo de avelã previamente triturado), o fermento e o sal peneirados (eu não peneirei). Programar 30seg/vel.3 (ou até que a mistura esteja homogénea);
6) Colocar a mistura numa tigela, cobrir com película aderente e guardar 1h no frigorífico, para a massa ficar um pouco mais fácil de moldar.
7) Pré-aquecer o forno a 180ºC;
8) Colocar açúcar em pó num prato, fazer pequenas bolas com a massa e envolvê-las no açúcar (para ser mais fácil de moldar, fui polvilhando as mãos com o açúcar em pó, uma vez que a massa é um pouco mole). Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal, deixando algum espaço entre elas;
9) Levar ao forno a 180ºC cerca de 10-15 minutos (ou até começarem a rachar);
10) Deixar arrefecer sobre uma rede;
11) Comer e partilhar!

Com as quantidades da receita fiz 16 crinkles (1 tabuleiro) e, como gostaram tanto cá em casa (eu incluída), já me disseram que, para a próxima, tenho que dobrar a receita! Se experimentarem não se esqueçam de me dizer o que acharam.
Beijinhos*

4 comentários:

  1. Têm bom aspecto e devem ser mesmo deliciosas!
    Parece que esta semana toda a gente decidiu tentar-me com receitas maravilhosas...

    Beijinhos,
    Catarina A.
    http://heartlover16.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspeto, nunca comi isso :o

    xoxo, Sofia Pinto

    Morning Dreams

    ResponderEliminar
  3. Parecem deliciosas! Tenho de experimentar :)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...