terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

MAKE-UP | Batons MAC - os diferentes acabamentos

Os batons da MAC estão entre os meus batons favoritos. Lembro-me de ver as YouTubers estrangeiras a falar sobre estes batons nos vídeos e pensar "bolas, o que raio é que terão estes batons de especial?" e confesso que, depois de experimentar, passei a nutrir um carinho especial por eles.



Tenho actualmente vários batons MAC, com diferentes acabamentos e já percebi quais aqueles que gosto mais (conto-vos já de seguida). Para quem não está familiarizado com os batons da marca, a MAC tem 9 tipos de acabamentos nos batons da linha regular:
* Amplified: nunca experimentei, nem sequer em loja (existem poucos exemplares), mas dizem que têm uma óptima cobertura e uma durabilidade média. 
* Amplified Creme: como o próprio nome indica, são batons cremosos e fáceis de aplicar, com um acabamento meio glossy. Têm uma boa pigmentação e a durabilidade é bastante razoável. Como são mais cremosos, pode ser importante utilizar um lápis de lábios antes. 
Exemplos: Girl About Town, Impassioned.
* Cremesheen: acabamento cremoso e molhado (mais que os Amplified Creme), com menor durabilidade (ainda assim bastante boa para batons crmeosos) e pigmentação/cobertura médias. São bastante confortáveis. 
Exemplos: Crème d'Nude, Crème Cup.
* Frost: acabamento com brilhos, pelo que tento ficar longe deles (dá-me sempre a sensação que são batons de senhoras velhotas), embora alguns sejam bastante discretos e usáveis. São cremosos e têm uma durabilidade razoável. 
Exemplos: Angel, Costa Chic.
* Glaze: não experimentei nenhum, visto serem os batons mais translúcidos que a MAC tem, com acabamento molhado. São também dos que têm menor durabilidade. 
Exemplos: Hue, Pervette.
* Lustre: similares aos anteriores, mas com um pouco mais de cobertura. Acabamento glossy, com menor durabilidade. 
Exemplos: Hug Me, Patisserie.
* Matte: acabamento mate, seco (pode tornar-se desconfortável para algumas pessoas), com grande durabilidade. Normalmente a cobertura é bastante opaca e a pigmentação fantástica. 
Exemplos: Russian Red, Velvet Teddy.
* Retro Matte: o acabamento mais seco de todos, chegando mesmo a serem difíceis de aplicar (eu aplico sempre bálsamo labial por baixo e mesmo assim continua a ser um processo complicado). A durabilidade é bastante boa, mas é necessário algum cuidado para manter o batom bonito ao longo do dia, pois pode começar a sair se roçarem os lábios um no outro. Possivelmente o acabamento mais desconfortável da marca. 
Exemplos: Ruby Woo, Flat Out Fabulous.
* Satin: acabamento praticamente mate, apenas com um ligeiro brilho (de molhado e não de shimmer). São menos secos que os mate, com boa pigmentação/cobertura e boa durabilidade. 
Exemplos: Rebel, Myth.

Angel (o único Frost que eu tenho, visto os brilhos serem bastante subtis)

Up The Amp


Os meus favoritos são os Satin e os Matte, embora também seja fã dos Amplified Creme. Adoro a durabilidade destes três acabamentos e a sua pigmentação e cobertura. Vocês já sabem que eu gosto de batons consistentes e não de batons "escorregadios" e fininhos. Como se não bastasse, adooooro o cheiro dos batons da MAC ♥  (Na realidade, só não gosto mesmo é do preço) 
Uma coisa chata que tenho a apontar nos batons da MAC é que não sabemos a cor propriamente dita  dos batons (apenas o nome), até abrirmos a embalagem. Eu pessoalmente conheço bem todos aqueles que tenho - não pensem em roubar-me nenhum da gaveta, que eu dou conta! -, mas para quem tiver colecções enormes, pode ser um bocado mais chato. Não tenho uma fotografia da minha colecção actualizada, mas quando tirar uma eu mostro!

Contem-me lá, qual foi o vosso primeiro batom MAC? Ou qual gostariam que fosse?
Beijinhos*

22 comentários:

  1. O meu primeiro foi o Hue. Mas para mim os batons da MAC (pelo menos os que eu tenho) secam-me muito os lábios. Adoro os tons mas na pele dos lábios por vezes fazem aqueles risquinhos que parece que não ficam homogéneos mesmo quando os hidratei primeiro. Assim, tenho comprado bastante mais de outras marcas. Por exemplo os da Maybelline e da Rímmel London são bem mais acessíveis e comigo funcionam melhor. Tenho outros mais caros como da Chanel, Dior, Estee Lauder e Yves Saint Laurent em que não sinto aquela secura que mencionei com os da MAC. Mas que de facto tem uma gama incrível, lá isso têm.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, não tenho esse problema. Adoro os batons deles! Os da Rimmel são fantásticos também! Sou fã.

      Eliminar
  2. Ainda não comprei nenhum porque os acho super caros, mas quando comprar um vai ser o Plumful :)

    http://theperfectblush.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. O meu primeiro e único batom da MAC é o Angel. Uma amiga comprou-o mas como é muito claro e ela é morena não gostou de se ver com ele e ofereceu-mo (Oh, que chatice...) eu adoro-o! Infelizmente não tenho mais porque acho sinceramente que com 18€ ou lá o que é conseguimos comprar mais batons de qualidade semelhante :)

    Muah!
    http://paulalealmua.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, os batons são realmente caros, mas há alguns acabamentos deles que valem a pena. Como dizes, há imensas boas marcas mais baratinhas e com efeitos semelhantes também ^^

      Beijinhos*

      Eliminar
  4. Amei este post! Dá muito jeito saber os acabamentos, porque podemos adorar a cor e depois quando usamos não gostar da textura e afins :)
    Não tenho nenhum da MAC mas acho que dos primeiros que vou comprar quando puder, que me venham agora à cabeça, são o Russian Red, Plumful, Angel, Brick-O-La e Dubonnet (muita influência da Essie Button aqui xD)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que foi útil ^^ Tenho os 3 primeiros da tua lista :p eheheh!

      Beijinho*

      Eliminar
  5. Lembro-me perfeitamente do meu primeiri mac: fresh brew! E ja voltei a compra- lo :) os meus preferidos (exclusivamente pelo acabamento) sao os mate mas admito que alguns, principalmente depois de umas horas, podem tornar-se desconfortaveis. Tenho uns quantos batons da mac mas alguns vieram parar á coleçao atraves d. Back to mac. O ultimo que trouxe foi o pink plaid! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os batons mate têm sempre esse problema de poderem tornar-se um bocadinho desconfortáveis; a parte boa é que duram horrores (normalmente :p).
      O Pink Plaid já tive, mas acabei por vender no blog sale, porque não gostava de me ver com ele. Aliás, nas cores assim mais neutras, prefiro evitar os batons mate. Por algum motivo não gosto tanto de me ver com eles.

      Eliminar
  6. Adorei o post e até estou a pensar em imprimir toda a explicação pq para mim é quase uma tortura escolher um batom deles e assim ficou tudo bem mais fácil de perceber na minha cabeça :P

    Eu só tenho um que me foi oferecido o ano passado nos anos, não é de todo o acabamento que mais gosto ( Cremesheen) mas foi o suficiente para despertar o interesse!
    Ando ao tempo á procura Russian Red mas está sempre esgotado! =(

    beijinho e obrigada pelo excelente post*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste! Espero que seja útil ^^
      O Russian Red é daqueles mesmo difíceis de achar. Esgota que é uma maravilha :X

      Beijinho e obrigada!

      Eliminar
  7. Não tenho nenhum batom da MAC :( Gostei imenso do post muito informativo! O Angel é lindo!!
    beijinhos

    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Ótimo post! os acabamentos dos batons são me deixam confusa...mas gosto mto dos batons da Mac. Adorei vc dizendo que sabe todos e não tente roubar da gaveta...tb digo o mesmo aqui! hahahah! sei toooodos!

    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São tantos, que uma pessoa fica baralhada! x)
      É verdade, sei todinhos :D

      Beijinhos*

      Eliminar
  9. Eu quero comprar um batom da MAC (vai ser o meu primeiro) so que estou indecisa entre dois (Angel e Plumful) pois como o meu tom é médio claro xD e tenho cabelo preto fico com medo que o angel fique demasiado claro nos lábios. Pois eu quero um batom que fique natural x)
    bjs :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pessoalmente gosto mais do Plumful (apesar de ser clarinha, acho que me fica melhor).

      Beijinhos*

      Eliminar
  10. o meu primeiro foi o Brave e ainda hoje o adoro e sem duvida optima compra agora o proximo queria o creme cup
    bjinhu*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Brave é dos meus neutros favoritos, sem dúvida!

      Beijinhos*

      Eliminar
  11. Gostei muito do post, confesso que não conhecia todos os acabamentos! O meu primeiro batom da MAC foi o Rebel, amor à primeira vista! (e continuo a adora-lo, claro ahah). Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rebel é qualquer coisa de espectacular. Adoro-o! Ainda bem que a publicação foi útil.

      Beijinhos*

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...