sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

NAILS | Verniz de gel em casa - Uma espécie de guia ("Verniz de gel em casa para Totós")

Muita gente me coloca questões sobre verniz de gel. Hoje decidi vir partilhar convosco algumas informações e dicas, com as coisas que fui aprendendo conforme fui aplicando verniz de gel em casa. Ressalvo que não tenho qualquer curso sobre o assunto; sou apenas uma curiosa que estava farta que o verniz durasse apenas 3 dias. Posso dizer-vos que participei num pequeno workshop sobre verniz de gel e também já apliquei verniz de gel com uma profissional uma vez. É esta a experiência que tenho.




O que é o verniz de gel?

O verniz de gel é quase como que um híbrido entre o gel (aquele que vem em boiões) e o verniz dito normal. Apresenta-se e é aplicado como um verniz normal, mas necessita de catalisar em luz LED ou UV para secar e endurecer. Poderão reparar que todos os frascos dos vernizes de gel são opacos, para evitar que a luz incida sobre os produtos. Fica só um aparte: unhas de gel, gelinho e verniz de gel não são a mesma coisa. As unhas de gel já todas vocês conhecem; o gelinho e o verniz de gel é que é muitas vezes confundido. Ambos são removidos basicamente da mesma forma e são mais fáceis de remover do que as unhas de gel; no entanto, aplicam-se de maneira diferente. Os produtos de gelinho vêm em boiões como o verniz de gel e são aplicados com um pincel próprio; o verniz de gel apresenta-se em frasquinhos como os vernizes normais e aplica-se como um verniz normal.




LED vs UV

Primeiro que tudo, um dos pontos mais importantes: para aplicarem verniz de gel, necessitarão de um forno LED ou UV. Os vernizes de gel não secam ao natural. Há dois tipos de catalisadores: UV e LED. Todos os vernizes de gel funcionam com luz UV, mas nem todos funcionam com luz LED. Quando funcionam com ambos, normalmente catalisam (que é como quem diz endurecem ou secam) mais rapidamente nos fornos LED. A minha primeira experiência foi com o kit da Sensationail, que podem encontrar nas lojas Perfumes&Companhia. Recomendo este kit, uma vez que traz todos os produtos necessários para conseguirem colocar o vosso verniz de gel em casa (incluindo o forninho LED) e é uma óptima forma de se iniciarem neste mundo. Já falei sobre este kit aqui. Antes de comprarem alguma marca, não se esqueçam de garantir que funcionará no tipo de forninho que possuem (e mesmo que não diga que funciona em forno LED, não custa perguntar, porque há algumas marcas que não incluem essa informação nas embalagens).
Os fornos UV são geralmente maiores, menos transportáveis e as lâmpadas podem e devem ser trocadas ao final de algum tempo. Costumam ser utilizados essencialmente por profissionais, para várias horas de utilização (pois podem trocar apenas as lâmpadas quando necessário). Os LEDs têm uma vida útil maior, mas depois de "morrerem", não podem trocá-los e necessitam de um forno novo. Usualmente acabam por ser escolhidos principalmente para pessoas que fazem as suas próprias unhas em casa e eventualmente a amigas e familiares. São mais caros que os fornos UV, mas utilizam menos energia.



Multifásicos vs. Monofásicos

No que toca aos passos da aplicação, podem ter 2 tipos de vernizes de gel: aqueles multifásicos, em que têm que aplicar (geralmente) primer + base coat + cor (2 camadas) + top coat e aqueles que apenas têm que aplicar o verniz de cor (monofásicos) e levar ao forno. No caso dos primeiros, há marcas que têm bases e top coats em separado (como é o caso da Mollon Pro, da Gelish) e aquelas que têm base e top coat 2 em 1, servindo o mesmo produto para ambos os passos (como a Sensationail e a Andreia). Segundo me tenho apercebido, o primer não é um passo essencial. Com algumas marcas, pode tornar a remoção um pouco difícil e há marcas que não requerem mesmo aplicação de primer. Eu opto por aplicar apenas na ponta da unha, que é a zona que mais facilmente sofre danos, podendo lascar mais facilmente (mas confesso que nem sempre aplico).




Preparação das unhas

Ponto dois: é necessário preparar bem as unhas e é importante evitar aplicar verniz de gel após terem as unhas mergulhadas em água (como às vezes fazem nos salões antes das manicures normais) ou evitar pintá-las após o banho. Isto permite que o verniz de gel adira melhor. Eu começo por aplicar um produto para ajudar a remover as cutículas e empurro-as com a ajuda de um empurra-cutículas. Em seguida, removo o produto em excesso. Dá-se o formato pretendido às unhas com uma lima da vossa preferência e lima-se cuidadosamente a superfície da unha, com uma lima que não seja demasiado agressiva (eu costumo usar um bloco) e com cuidado para não exagerar e danificar a superfície da unha. Após este processo, podem remover o pó das unhas com a ajuda de um pincel, caso este seja abundante. Seguidamente, com a ajuda de toalhitas/compressas que não deixem pêlos (neste passo não é muito adequado utilizar algodão ou discos de algodão porque as unhas têm que estar livres de resíduos), passa-se com um nail cleaner, cleanser, dehydrator, como lhe queiram chamar (basicamente é um produto à base de álcool para remover os resíduos e a gordura própria das unhas; o próprio álcool que usamos para desinfectar também funciona). Após este passo, não devem mais tocar nas unhas durante todo o processo! Os nossos dedos têm gordura e isso pode prejudicar o resultado final.

Algumas ferramentas úteis



Aplicação

Quanto à aplicação propriamente dita, antes de começarem, aconselho-vos a ver um ou dois vídeos no YouTube sobre aplicação de verniz de gel. Por exemplo, podem ver este da Sensationail. O dedo polegar faz-se em separado, para ser mais fácil colocar as unhas no forno na posição correcta; os restantes quatro dedos podem fazer-se ao mesmo tempo. No caso dos vernizes de gel multifásicos, em geral os passos são os seguintes:
1) Primer (podem aplicar em toda a unha ou apenas na ponta). Geralmente seca sozinho e não precisa de ir ao forno.
2) Base Coat ou Base/Top Coat 2 em 1 e depois forno durante o tempo indicado pela marca que estão a usar.
3) Primeira camada de cor seguida de forno durante o tempo indicado.
4) Segunda camada de cor seguida de forno durante o tempo indicado.
5) Top Coat ou Base/Top Coat 2 em 1 seguida de forno durante o tempo indicado.
6) Remover a goma do verniz com a ajuda de um cleanser (álcool também serve), com toalhitas que não deixem pêlos (embora o algodão também sirva neste passo). Há alguns vernizes que não deixam goma.
Nos vernizes de gel monofásicos, após a preparação das unhas, aplicam duas camadas de verniz de gel, indo ao forno após cada uma delas. Pode ser ou não necessário remover a goma do verniz no final. E ficam prontas! São super práticos. Deste tipo conheço os Monophase da Mollon Pro e os vernizes de gel da Lazy Nails.
À partida, poderão utilizar e misturar vernizes de várias marcas na mesma manicure. Por exemplo, já usei a base e o top coat da Mollon Pro e a base/top coat da Sensationail com os vernizes coloridos da Andreia. No entanto, há algumas marcas que dizem para usar todos os passos com produtos da mesma marca (se é só para publicidade ou não, não sei).
Assim que terminam a aplicação podem tocar e bater com as vossas unhas onde quiserem, que elas não saem do sítio (mas não são invencíveis ou inquebráveis, certo?)

É importante aplicar camadas fininhas e uniformes, evitar as cutículas (tanto dos lados como na raiz da unha) e limpar sempre qualquer erro antes de colocarem as unhas no forno, uma vez que depois de catalisarem o verniz, já não vão conseguir fazer correcções. Eu costumo usar um pauzinho de laranjeira; na extremidade em bico enrolo um pouco de algodão, mergulho a extremidade em acetona e em seguida limpo o que estiver fora do sítio. É preciso ter algum cuidado, uma vez que o algodão pode deixar resíduos no verniz de gel. Tenho que experimentar com uma daquelas canetas correctoras. Uma coisa que fui reparando com as utilizações é que a camada de verniz na junto à raiz da unha não pode ficar muito fininha, caso contrário, o vosso verniz pode começar a levantar a partir daí (e tentem selar bem com o top coat). Outro pormenor: é importante selar a ponta da unha, isto é, aplicam o verniz normalmente em toda a superfície da unha e depois pintam igualmente a extremidade da unha. Quando as minhas unhas estão pequenas, tenho alguma dificuldade em selar a ponta da unha, pois acabo por pintar mais dedo do que unha. No entanto, tento sempre selar minimamente, pois aumenta a durabilidade do verniz.
Como o verniz não seca, têm todo o tempo do mundo para deixarem o verniz perfeitinho, sem pressas. Podem esticar o verniz as vezes que quiserem, até estar do vosso agrado.
Durante a aplicação, dependendo das marcas, pode acontecer que o vosso verniz "encolha", ou seja, vocês aplicam o verniz normalmente e direitinho no dedo indicador, fazem os restantes até ao dedo mindinho e quando olham para o vosso dedo indicador, o verniz pode ter mudado de forma nas extremidades. Quando eu noto que isto está a acontecer e não estou a conseguir deixar o verniz com o formato correcto (varia de marca para marca), opto por fazer as unhas duas a duas, em vez de fazer as quatro ao mesmo tempo. Desta forma coloco-as mais rapidamente no forno, não dando tanto tempo para encolher.

Andreia 228 (publicação aqui)



Duração

A maioria das marcas publicita entre 2 semanas a 1 mês. A duração depende de vários factores: os produtos, a aplicação, as próprias unhas, o stress a que as submetem... Em mim costuma durar cerca de 2 semanas. Confesso que não me faz grande diferença que não dure um mês, pois com 2 semanas já se nota bastante o crescimento da unha e eu não gosto. Uma coisa que gosto é que as unhas costumam continuar super brilhantes durante o tempo todo (por vezes podem ficar um pouco riscadas ou raspadas em alguma zona se rasparem em alguma superfície muito rugosa, mas nota-se pouco).
Para além de utilizar nas mãos, utilizo também nas unhas dos pés. Dura-me cerca de 1 mês ou mais, o que é fantástico, pois detesto pintar as unhas dos pés!



Remoção

O minha principal luta com os vernizes de gel é a remoção. Na maioria das vezes a remoção é super difícil e é aqui que podemos danificar as unhas se não formos pacientes. Para remover, poderão encontrar removedores próprios para verniz de gel ou poderão usar acetona (seja pura ou com óleos adicionados, costuma funcionar). Dos removedores próprios só experimentei mesmo o da Real Natura, mas a remoção foi ainda mais difícil do que com acetona, portanto, desisti. Gosto de utilizar uma daquelas acetonas com óleo adicionado (da Andreia ou do Pingo Doce, por exemplo), porque evitam que a pele dos dedos fique demasiado ressacada.



Existem algumas formas para remover o verniz de gel, que passo a descrever abaixo. Tanto no método 1 como no 2 é crucial remover da camada brilhante do verniz com a ajuda de uma lima, para permitir que a acetona ou o removedor penetrem no verniz. Eu utilizo uma lima 180. Costumo limar o máximo que consigo, até ver que o pó que fica na lima começa a ficar da cor do verniz que estou a usar. Assim tenho a certeza que já removi a camada superficial.
NOTA 1 | As limas têm um sistema de numeração consoante o tamanho do grão; quanto mais pequeno o número, mais agressiva é a lima e maior é o grão. Como podem calcular, as limas muito agressivas não devem ser utilizadas em unhas naturais. 
1) Método do papel de alumínio
É o método que utilizo. Após limar a camada superficial do verniz, coloca-se em cima da unha um algodão embebido em acetona/removedor e embrulha-se em papel de alumínio. Deixa-se repousar 10 a 15 minutos e removem o papel de alumínio e o algodão, aplicando alguma pressão. Se o verniz ainda estiver muito agarrado, deixem mais um pouco (quando tirarem os "embrulhos" dos dedos, puxem apenas, de forma a manter a forma e poderem facilmente voltar a colocar os dedos em contacto com a acetona sem ter trabalho a enrolar novamente os dedos). Caso contrário, com a ajuda de um empurra-cutículas, removam os resíduos cuidadosamente no sentido do crescimento da unha, para não danificar. Eu costumo tirar o papel de alumínio à vez, porque assim enquanto trato de remover os resíduos de uma unha, a acetona ainda está a actuar nas restantes. Neste método, há pessoas que optam por colocar os dedos embrulhados em alumínio no forno catalisador. Ainda não consegui perceber muito bem se ajuda ou não. Da próxima vez que remover o verniz vou pôr uma das mãos no forno e a outra não, para perceber a diferença. [Depois de fazer o teste nas minhas unhas, não notei qualquer diferença.] Depois de remover o verniz, passo com o bloco para polir a unha e remover qualquer resíduo que possa ficar.
2) Mergulhar as unhas em acetona
Neste caso colocam-se as unhas "de molho" em acetona. Para actuar mais rapidamente, podem colocar o recipiente onde têm a acetona dentro de outro recipiente maior com água quente, para aquecer ligeiramente a acetona. Este é o método que a Sensationail retrata neste vídeo. Tal como no método anterior, quando terminarem, passem um bloco para polir a unha e remover resíduos.
3) Peel-off
Há alguns vernizes de gel que publicitam este método de remoção. Basicamente consiste em arrancar o verniz de gel a partir de uma ponta. Sinceramente, não aconselho que o façam com qualquer tipo de verniz de gel, uma vez que poderão causar danos, arrancando pedaços de unha.
4) Broca
Não aconselho este método para quem não tem experiência no campo. Podem facilmente danificar as vossas unhas.

DICA | Li num fórum sobre verniz de gel que uma das frequentadoras dizia que removia o verniz de gel mais facilmente se aquecesse as mãos. Acho que esse é o objectivo de colocar os dedinhos embrulhados em prata dentro do forno UV ou LED, mas deixem-me que vos diga que, pelo menos o forno LED, praticamente não aquece nada. A menina do fórum dizia que costumava utilizar toalhas quentes (aquecidas no micro-ondas, segundo percebi); eu já experimentei colocar as mãos por cima do aquecedor e ao final de pouco mais de 5 minutos o verniz estava praticamente todo levantado e a remoção foi muito mais fácil do que é costume.



Danifica as unhas?

Se fizerem tudo com cuidado, não danifica. Das primeiras vezes que removi o verniz de gel, confesso que danifiquei um pouco as minhas unhas. Agora que já tenho um pouco mais de prática, as coisas têm corrido melhor. O que eu noto é que consigo deixar as unhas crescer com o verniz de gel como não consigo sem este método, uma vez que sempre tive as unhas naturalmente fracas e o gel, ao endurecer, evita que as unhas dobrem e partam.



Posso utilizar verniz normal?

Se investirem num kit de verniz de gel, não precisam de deitar todos os vossos vernizes fora. Podem fazer o método da "sandwich": base coat (catalisar no forno) + verniz de gel normal (deixar secar ao ar) + top coat (catalisar no forno). No entanto, devo referir que não durará tanto como se utilizarem verniz de gel, mas durará certamente mais do que os 2 ou 3 dias que dura a manicure normal (em mim, pelo menos). Outro pormenor é que devem deixar secar muito bem o verniz normal antes de aplicar o top coat, caso contrário, pode acontecer que o top coat encolha o verniz de cor, alterando a sua forma. E não se esqueçam que neste caso há um passo extra: será necessário limpar a goma do verniz antes de aplicarem o verniz normal.


**********************************************************************


Termino com algumas notas importantes, para considerarem antes de se atirarem de cabeça no verniz de gel em casa:
* Terão que fazer algum investimento inicial. Há produtos que são indispensáveis e sem os quais não conseguirão aplicar o verniz de gel.
* É um processo um pouco demorado, principalmente ao início, enquanto se estão a habituar ao novo método de pintar as unhas. Portanto, se não tiverem tempo ou paciência, não vale a pena começarem a pintar as vossas unhas com verniz de gel. É um pouco mais demorado do que a manicure com verniz normal (e quando falo em manicure, falo em aplicar, pelo menos, base + 2 camadas de verniz + top coat). A parte boa é que assim que acabam de pintar, podem tocar nas unhas e fazer as vossas actividades à vontade.
* Não podem interromper o processo. O ideal é dedicarem-se apenas às vossas unhas enquanto estão a aplicar verniz de gel. Não convém tocarem nas unhas ou tocarem com as unhas em qualquer local, para evitar que fiquem com resíduos.
* Há quem diga que as lâmpadas UV podem ser prejudiciais à saúde da pele das mãos. Portanto, no caso de utilizarem uma lâmpada UV, pelo sim pelo não, é boa ideia aplicarem protector solar na pele (sem contaminar as unhas).


Eu sei que isto está um pouco extenso, mas queria tentar falar sobre o assunto para que não ficassem muitas dúvidas. Espero ter ajudado e se tiverem alguma dúvida coloquem aqui nos comentários. Assim até pode ser que dê para ir actualizando a publicação com as vossas dúvidas. Podem consultar outras publicações que fiz sobre verniz de gel aqui.
Beijinhos*

78 comentários:

  1. Este post é muito bom! Super esclarecedor, não fazia ideia de como se fazia, nunca pintei as unhas com gel. Acho que só dava para mim se fosse de férias para algum lado e não quisesse levar verniz atrás, porque eu estou sempre a mudar a cor das unhas x)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes sempre optar por 2 ou 3 camadas de base + top coat e pintar com verniz normal por cima. Deixa as unhas mais resistentes aos choques e há quem diga que o verniz dura mais tempo :p

      Beijinho*

      Eliminar
    2. essa ideia e boa vou ver se resulta e depois digo vou fazendo testes e depois de amaha digo

      Eliminar
  2. Obrigada pela explicação! Andava com vontade de experimentar e depois de ler o teu post atentamente decidi que prefiro os meus vernizes normais e mudar todas as semanas de cor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse à Rita aqui em cima, podes sempre optar por 2 ou 3 camadas de base + top coat e pintar com verniz normal por cima. Deixa as unhas mais resistentes aos choques e há quem diga que o verniz dura mais tempo =)
      Mas pronto, não podemos gostar todas do mesmo! x) Eu nem me importo de ter a mesma cor durante 2 semanas.

      Eliminar
  3. Tinha alguma curiosidade acerca desse assunto e agora fiquei esclarecida!
    O resultado fica lindo!

    http://somethingcontemporary.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Excelente post! Parabéns!

    beijinho grande

    ResponderEliminar
  5. Posso me dirigir à tua casa para a primeira marcação? =P

    Adoro a maneira que fazes, não ficam aquelas unhas exageradasssss!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opá só estou habituada a fazer as minhas, mas podemos experimentar xD

      Beijinhos*

      Eliminar
  6. tambem existe verniz gel em boiões como os da nails 21

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que os que vêm em boiões são chamados de Gelinho. O produto acaba por ser o mesmo, mas aplicado de maneira diferente que o verniz de gel =)

      Eliminar
  7. Adorei o post! Foi muito esclarecedor e acho que fiquei com o bichinho do verniz gel... Já ando a pensar nisso há algum tempo e até já vi cursos mas são um bocado carotes... Mas pode ser que até me aventure um dia destes! Obrigada pela informação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho usado e gosto muito. Irrita-me pintar as unhas com verniz normal e passados 3 dias já estar lascado! Com o verniz de gel não tenho esse problema =)

      Eliminar
  8. Excelente post, sem duvida alguma! Super detalhado e bem explicadinho! :D
    As unhas ficaram girissimas!

    Último post,
    LipglossGirl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Era essa a intenção, porque há sempre gente a colocar-me dúvidas sobre o verniz de gel ;)

      Eliminar
  9. Fiquei a aprender muito nunca usei verniz de gel e andava interessada mas não sabia disto tudo. Mas acho que para mim não dá só pelo facto de não conseguir pintar apenas a unha, sem tocar nas cutículas. E depois ia ficar com os dedos a parecer uma ponta de fósforo eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu então não gosto nada de ver as cutículas pintadas! No caso do verniz de gel, se pintares essa zona, é provável que o verniz comece a levantar por ali e não durará tanto ;)

      Eliminar
  10. Gostei muito deste post, esta bastante esclarecedor! Aprendi verniz gel no meu curso, mas posso dizer-te que aqui aprendi muito mais. ♥

    Beijinho,
    Rute Azevedo (Red Lipstick)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rute! Ainda bem que gostaste. Fico muito contente que tenha sido ainda mais esclarecedor do que o teu curso! =)

      Beijinho*

      Eliminar
  11. Olá! Adorei o post!! Gostava era de saber em que lojas encontras o verniz monofase... Por cá nem o primer da andreia tenho encontrado..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Ainda bem que gostaste =) Os vernizes Monophase da Mollon Pro só encontras em Setúbal ou em Leiria. De resto, podes fazer encomenda online (estão os dados no Facebook do blog deles).

      Eliminar
  12. Olá Ana :)

    Muito esclarecedor quem me dera ter esperado por mais informações antes de ter comprado o kit da essence..o forno então..já me arrependi e agora está lá a um canto..Devia ates ter investido num kit da Sensationail ..enfim..
    Muito muito obrigada pelo post!! :D beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Então, o que aconteceu com o teu forno da essence? Eu tenho o kit da Sensationail, como disse, e tenho-me safado bem. Acho que é um óptimo investimento ;)
      Beijinhos*

      Eliminar
  13. Adquiri recentemente o forno led da Essence e notei que no final da primeira utilização deixei alguns resíduos do verniz base off no forno, têm alguma implicação futura deixar alguns resíduos nos fornos seja de led ou uv? O meu receio é que afecte o funcionamento, apesar de que tentei ter o máximo cuidado possível mas mesmo assim foi dificil :s

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebi muito bem a tua dúvida... Sujaste o forno, foi isso? Nunca me aconteceu tal coisa :/

      Eliminar
  14. Olá1
    Adorei o post...
    Gostava de te perguntar qual é a cor do frasquinho de verniz que vem na 2ª imagem deste post?
    É muito gira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina!
      Não tenho bem bem a certeza, mas se não for o 228 (link na publicação) será o 236 da Andreia (podes ver aqui (:

      Eliminar
  15. Peço desculpa, utilizas sempre o teu forninho LED da sensationails com os teus vernizes de gel? Obrigada

    ResponderEliminar
  16. Boa noite, desde já muitos parabéns pelo post! : )
    Contudo tenho uma dúvida e espero que me possas ajudar, também tenho o kit com catalisador UV, e experimentei os vernizes da Andreia utilizando todos passos que também referiste. No entanto, eles não secaram depois de colocar no catalisador.. Não sei o que possa ter feito de errado.. o único passo que eu não fiz, foi não passar o alcool após ter colocado por último o top coat no catalisador, mas as unhas não me pareceram secas.. e eu toquei com o dedo e ficou a marca.. :/ Ah, entre as várias camadas coloquei no catalisador 2min (no minimo, porque como vi que não estavam a secar coloquei mais tempo, mesmo assim não resultou) Espero que me possas ajudar. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia!

      Isso que tu dizes de não secar é a goma que fica por cima do verniz depois de ir ao forno. Para a removeres, basta passares com um algodão embebido em álcool em cima das unhas! Depois disso ficam perfeitas ;) Foi precisamente o passo que não fizeste que era importante para não ficares com as unhas peganhosas!

      Eliminar
    2. Olá Ana.

      A mim aconteceu-me o mesmo que à Cátia. Mas o problema não foi não utilizar o cleaner.

      Os meus passos foram:

      1) primer
      2) base/top coat
      3) cleaner
      (ale aqui correu tudo bem e secou..)
      4) primeira camada de cor 228 Andreia (forno)
      5) segunda camada de cor (forno)

      A este ponto, como vi que não estava a secar, deixei por 20 minutos. Depois passei o cleaner.
      Ao passar o cleaner, a maior parte da cor saiu..deixando apenas algumas partes da unha com cor..

      Não sei o que fiz de mal...se me pudesses ajudar seria óptimo! Obrigada! :)

      Eliminar
    3. Olá Sofia!

      Que estranho! Qual é o forno que tu tens? Nunca me aconteceu tal coisa :(

      Eliminar
    4. Sofia e Cátia,conseguiram resolver o problema? É que eu tenho o mesmo problema e não sei como soluciona-lo.
      :/

      Eliminar
    5. Não percebo o que se passa... Será que estão a utilizar vernizes que só secam em luz UV em fornos LED? =/

      Eliminar
    6. Olá a tds! E mts parabens!! Esta excelente o teu post. Eu tbm tenho o msm problema. Uso forno uv e vernizes andreia e magic nail. Se alguem ja tiver encontrado Solução pff partilhe! Obrigada. Bjs Carla

      Eliminar
  17. Olá Ana!
    Como todas as meninas já disseram, muitos parabéns pelo post super esclarecedor! Adorei o teu blog também!!!
    Aproveito para te fazer uma pergunta... Comprei um kit para fazer gelinho em casa com o verniz da andreia. No entanto, depois de fazer a remoção, percebi que as minhas unhas naturais levantaram. Elas sempre foram muito fracas e por isso é que decidi optar pelo verniz de gel mas a partir daí nunca mais fiz... Podes dar-me algum conselho em relação a isto? O que poderei estar a fazer mal na aplicação? Espero que me consigas ajudar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lúcia!
      Obrigada! Fico contente que gostes do blog e que a publicação tenha sido do teu agrado.
      Quanto à tua dúvida... não percebi o que quiseste dizer com "as minhas unhas levantaram". Será que podes esclarecer melhor?
      As unhas só enfraquecem com o verniz de gel se não tivermos cuidado na remoção e se limarmos demais na preparação da unha. Achas que podes ter falhado nesses passos?

      Eliminar
  18. Olá Ana Rita!
    Já há uns tempos te tinha deixado um comentário sobre verniz de gel e finalmente comprei o meu kit da sensationail! Mas antes de fazer o investimento no kit achei que devia experimentar fazer numa manicure para ver se as minhas unhas se adaptavam.
    Da primeira vez fiz num cabeleireiro perto de casa, gostei mas não ficou muito perfeito mas durou quase 4 semanas. Decidi ir a outra manicure para testar outros produtos. Bem a remoção correu logo mal. A manicure usou o sistema que usas mas quando ela tirou não saiu nada!! Então ela começou a limar e como eu tinha a mão para baixo naquele suporte nem conseguia ver bem, até que me começa a doer! Pois que a senhora quase me fez um buraco na unha! Ardeu imenso quando ela usou o cleanser (que pelo que andei a ver é à base de álcool) e ela sempre a dizer "ah é normal, se calhar da próxima vez tem de fazer uma paragem para descansar".
    Bem, ela pôs-me o verniz de gel e nunca mais de doeu.

    Até que hoje ia experimentar o meu kit novo e comecei claro pela remoção do antigo. Tenho quase todas as unhas com uma parque vermelha e duas delas praticamente com um buraco :( estou tão triste. A propósito, foi na Wells de Telheiras. Vou fazer uma reclamação e contar ao máximo de pessoas para não irem lá. É triste saber que há tão maus profissionais.
    Bem, desculpa o testamento!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mara!
      O que contas é muito mau e acho muito bem que dês a conhecer a tua má experiência, para evitar que mais pessoas sofram :( temo que agora tenhas que dar descanso às tuas unhas por causa dessa "profissional" que não sabe o que faz. Ridículo!
      Mas depois vais ver que vais apanhando o jeito a fazer a ti própria. Se precisares procura uns vídeos no YouTube e vais ver que aprendes umas dicas=)

      Beijinhos*

      Eliminar
  19. Olá,
    Adorei o post, super esclarecedor, não fazia idéia que existiam os vernizes monofásicos.
    Obrigada e continuação de bons post's.
    bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Os monofásicos são muito muito práticos ;)

      Beijinhos*

      Eliminar
  20. Muito bom! Na verdade, foi o post mais esclarecedor que encontrei na net! Fiz unhas de gel uma vez, mais contra minha vontade que outra coisa e ao retirar minha unha ficou pior do que papel... apliquei depois o verniz de gel e gostei muito. Comprei o forno UV para fazer em casa, pois minha vida inteira devo ter ido à manicure umas 3 vezes... fui sempre eu a fazer e com verniz de gel não podia ser diferente. Gostei muito das dicas, principalmente as de remoção, muito completo. Parabéns pelo blog!! E obrigada pelas dicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Fico contente que a publicação tenha sido útil e que tenha dado umas dicas que desconhecias. Eu cá também sou muito de fazer estas coisas em casa e adorei iniciar-me no mundo do verniz de gel ;) Boas pinceladas!

      Eliminar
  21. Ola Ana.
    O seu post é fantastico e inspirador :)
    Comprei o kit da Andreia com todos os produtos que mencionou assim como o forno led. Mas tenho um problema, o verniz não seca.... já tentei deixar por mais tempo e ele não seca.... nao sei porquê. Será que ponho uma camada muito espessa? Segui todos os passos que referiu, que coincidiram com os passos que a vendedora à qual comprei o kit, e não consigo que seque. Alguma sugestão?
    Obrigado.
    Paula Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula!
      Obrigada! Não será apenas a goma do verniz? Parece que não seca, mas depois sai uma camada peganhenta e o verniz fica intacto. Se não for isso, não percebo! =(

      Eliminar
  22. Olá.
    Também tenho o mesmo problema de secagem de unhas. Fiz ontem pela 1ª vez.
    Começei por aplicar primer, base e meti no forno,quando comecei a por o verniz cor a unha estava tão gordurosa que foi muito dificil de aplicar depois foi ao forno, no fim meti o top coat e forno e para terminar limpei com cleaner.

    Como não estava muito contente, na outra mão decidi limpar a goma com cleaner depois de por a base no forno. Aí a cor foi muito mais fácil de aplicar, levei ao forno, apliquei o top coat, forno e cleaner e ficou muito melhor que na 1ª mão. A minha dúvida é de faz mail passar o cleaner depois da base?

    A minha irmã tentou ainda de outra forma, primer, base, forno, limpou com cleaner, aplicou cor, limpou com cleaner e foi aqui que a cor dela saiu. Conclusão acho que as cores não se podem limpar antes de se passar o top coat e meter no forno.
    Obrigada.
    Daniela Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniela! O que eu faço é remover a goma da base sem usar o cleaner. Fica mais fácil de passar a cor na mesma. Sinceramente não sei se causa algum problema usar o cleaner, mas prefiro fazer assim =) E realmente só costumo limpar a goma da base e não da cor (a não ser que borre aquilo tudo e aí prefiro limpar a cor também).

      Eliminar
  23. Olá, Ana Rita Domingues!!!
    Tenho uma dúvida, porque razão não usou o gel construtivo??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! O gel construtivo é daqueles que vem em boião, não é? Acho que é preciso um pouco mais de técnica para aplicar esse tipo de produtos e não me quis aventurar ;)

      Eliminar
  24. Olá Ana :)
    Excelente post, muito bom!! E os videos também.
    Ajudou-me na decisao de começar a fazer verniz de gel em casa ;)

    Hoje custou-me bastante remover o verniz, parecia que o primer ou base, nao saía :( (Sem bem que tenho quase a certeza que foi o primer....) Neste post, refere que nem sempre aplica primer ou aplica só na ponta da unha, a minha duvida é se podemos fazer o mesmo com qualquer verniz? Estou a usar verniz, base/top Andreia, o primer é SB Nail. Sugestões?

    Keep up the good work :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nessie! Ainda bem que pude ajudar.
      O que acontece é que, por vezes, marcas diferentes não são "compatíveis". É muito raro eu aplicar primer em toda a unha seja qual for a marca, porque assim facilito a remoção! E como a parte que normalmente começa a sair primeiro é a extremidade da unha, só aplico aí ;) De qualquer das formas, a base/top coat da Andreia é muito difícil de remover nas minhas unhas, por isso, opto por utilizar outras marcas.

      Eliminar
  25. Este link foi-me dado por uma amiga, que foi minha cobaia nesta nova "actividade" não comercial que decidi iniciar. Não pretendo fazer disto profissão, até porque já tenho pouco tempo, mas sempre arranjei as minhas unhas em casa e só há pouco tempo (depois de uma anterior experiência curta) me decidi a ir colocar verniz gel numa profissional. Confesso que o ter que agendar, o estar a ver se a unha dura as 2 semanas, ver a diferença do crescimento da unha, (ou no meu caso que trabalho com papel, ver os pequenos danos) e ter que esperar me irrita um pouco... além de que é um custo... 10 Eur foi o minimo que consegui... por isso decidi comprar um KIT da Andreia (ja que percebi que é bem vista neste campo) e já iniciei. A amiga cobaia, parece satisfeita :) agora falta testar em mim propria a ver se consigo fazer :) De qualquer forma, obrigada pelo texto que foi mesmo muito útil. Vou imprimir e sublinhar alguns pontos importantes ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fátima! Ainda bem que o texto foi útil! Espero que as experiências andem a correr bem ;)

      Eliminar
  26. Procuro um removedor que não precise catalisar, mas sobretudo que não tenha que raspar com a espátula, o que acontece com o removedor da Andreia, que é o que eu uso. Já usei um removedor sem cetona e nada... Ambos soócatalisando muito tempo (cerca de 10 a 15 minutos) e mesmo assim, preciso raspar com espátula, o que não me agrada nada. Agradeço se me puder ajudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fátima!
      Não é obrigatório catalisar depois de aplicar o removedor. O que é certo é que maioria dos removedores acaba por levar no mínimo 10 minutos para remover o verniz! Eu confesso que utilizo acetona do pingo doce para as minhas remoções e estou satisfeita. Não costumo catalisar habitualmente; deixo nas unhas durante um tempo e vou espreitando para ver se o verniz já levantou e se sai sem grandes dificuldades. Outra coisa importante é o primer: podemos aplicar só na extremidade da unha e não na unha toda, porque assim facilita a remoção.
      Qualquer coisa é só perguntar!

      Eliminar
  27. Também me iniciei recentemente na arte do verniz gel em casa :) Na terra onde vivia gostava muito de ir ao salão L'Noir (Ponta Delgada) mas mudei-me para o Algarve e cá já tinha tido 2 más experiências quando vim de férias. Por gostar de andar com as unhas arranjadas, e por gostar de fazer estes trabalhos, decidi investir no KIT Sensationail (perfumes & companhia). Também comprei vernizes Andreia e o Removedor da Essie (era o que utilizavam no salão L'Noir).
    Corre tudo bem mas a remoção é um inferno. Lá no salão elas aplicavam o líquido no algodão, esperávamos 10 a 15 minutos e quando retiravam as pratas o verniz estava todo descolado. Em casa não consigo. Aguardo o tempo e o verniz fica todo agarrado na mesma. Acabo por ter de limar :(
    Para a próxima vou colocar umas toalhas quentes como aconselhou e não vou colocar o primer, para ver como corre. Se tiver mais alguma dica, adoraria :)
    Muito obrigada pelo seu fantástico Post. Uma excelente partilha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar essa diferença da remoção é pela alteração da marca. Há marcas mais fáceis de tirar e outras mais difíceis. Por exemplo, eu deixei de utilizar a base/top coat da Andreia porque demorava imenso tempo a tirar. Pode ser que o truque do quente ajude; não custa experimentar! Mas também é sempre uma hipótese trocar a marca da base/top coat =)

      Eliminar
  28. Boa tarde Ana Rita,
    Comecei há pouco a utilizar verniz gel em casa, também não tenho qualquer curso, aprendi apenas com a minha curiosidade e a ver vários vídeos no youtube. Comprei tudo o que era necessário e os produtos são todos marca Andreia (não faço ideia se é uma boa marca ou não! No entanto, não sei que faça mal pois o verniz apenas dura dois dias! Começa a saltar na extremidade do dedo dedo indicador da mão direita!Que coisa! Eu achar que compensava e afinal... já pensei, será que tenho que tirar a goma sempre e após todas as aplicações, seja de base ou de cor? Quando fazia fora isso não acontecia tão rapidamente, por isso penso não ser da minha unha! Adorei esta publicação, está muito bem explicada, de maneira muito pormenorizada! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dulce!
      Ainda bem que gostaste da publicação =) Há unhas que aguentam melhor o verniz de gel do que outras. Se contigo funciona melhor tirando sempre a goma em todas as camadas, acho que deves continuar a fazer assim. E não esquecer de passar com o bloco polidor antes de começar e aplicar bem o primer na ponta das unhas ;)

      Eliminar
  29. Olá ao limpar a goma para finalizar a aplicação do gelinho saiu o brilho, ja vos aconteceu ? Foi a 1vez que me aconteceu :( fiz td cm das outras vezes !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que ainda não estava bem catalisado? =/ Se fosse eu teria passado outra camada do top coat e voltava a catalisar (normalmente a última camada deixo sempre 1 minuto em vez de 30 segundos).

      Eliminar
  30. O verniz de gel resulta lindamente comigo e com a minha filha. O sarilho é tirar. Quando faço no cabeleireiro que frequento, e usando eu depois o removedor Andreia, sai lindamente. Quando sou eu a aplicar - base/top coat sensationails e verniz de várias marcas - é um sarilho. parece que o removedor nem actua. Será que aplicar o verniz gel andreia sem base não faz mal? Ou aconselha outra base?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A parte mais chata é sempre a remoção, infelizmente. Qual é a marca que utilizam lá no cabeleireiro? Se calhar era boa ideia experimentar essa marca! Não sei como funcionará sem base :x Eu costumo utilizar a base da Gelish (Vitagel Recovery), que supostamente ajuda a fornecer alguns nutrientes às unhas.

      Eliminar
  31. Olá :)
    Antes de mais gostei muito da tua publicaçao.
    Mas tenho uma duvida, é que ontem ao fazer as unhas a uma senhora, ao passer o top coat final ou mesmo o cleaner, houve partes do verniz que saiam e a unha ficou manchas mais claras. Sabes dizer-me o que pode ser? Fiz atençao a torar o brilho todo da unha, nao percebi o que aconteceu..
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana!
      Obrigada =)
      Também não sei bem o que aconteceu, pois suponho que tenhas feito tudo como fazes normalmente =/ Não sou nenhuma expert nisto, apenas fui aprendendo com a experiência nas minhas unhas!

      Eliminar
  32. Olá! Poxa, eu só tenho a agradecer o seu post! E ainda bem que foi mais extenso, pois explicou todos os pormenores que eu precisava!
    Decidi agora fazer gelinho e unhas de gel cá em casa, pois somos três mulheres e torna-se dispendioso ir fora, e como eu gosto "da coisa" (até já faço a depilação ca em casa, praticamente sou a esteticista privada da famelga haha) entao decidi experimentar. Estou agora à espera do meu primeiro investimento..Assim sendo, sua ajuda foi mesmo preciosa!
    E fiquei a saber que já cometi o primeiro erro, encomendei um forno com lampada uv, o que demora mais... entao vou agora trocar por um de LED... so nao sabia também do pormenor de que nem todos vernizes gel dão nesta lampada.. tenho que prestar mais atenção!
    Portanto, muito obrigada pela ajuda e carinho Ana!
    Muito sucesso!
    PS-voltarei! :D :* ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miriam!
      Ainda bem que pude ser útil!
      Há muita gente que utiliza fornos UV (incluindo praticamente tudo o que são esteticistas), o que significa que ele funciona. Só demora um pouquinho mais! Se der para trocar, acho que é boa ideia (eu prefiro!). Quanto aos vernizes, é só ter atenção, porque grande parte deles funcionam nos dois tipos de fornos ;)
      Cá a espero de volta! <3

      Eliminar
  33. Ola.
    Parabens pelo blog!!
    Quero colocar uma questao: se após o primer me esquecer de aplicar a base/top coat... O que acontece... Foi o que me aconteceu mas ja nao removi... Ehehehehe
    Foi em verniz gel...

    Obrigada e parabens pelo excelente trabalho.
    Catia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia!

      Penso que o que pode acontecer é o verniz durar menos tempo. De resto acho que não tem problema!

      Obrigada pelo elogio!

      Eliminar
  34. Olá Ana, gostei muito do post, tal como já mencionado nos comentários em cima, está bastante esclarecedor! Obrigada! Agora a minha dúvida... eu aventurei-me nas unhas verniz gel e gel, e uso como top coat em ambos os processos o top coat da Andreia (base and top coat) o que acontece é que o top coat perde muito rapidamente o brilho... Ainda na sexta fiz as unhas de gel a minha mãe, e ela hoje ao arrumar a cozinha (lavar panelas incluído) fez com que o brilho do top coat no início da unha (parte exterior) perdesse o brilho... não acho normal tal coisa acontecer, até porque o top coat pelo que sei deveria aguentar mais tempo, certo? Será que me podes ajudar, dar alguma dica? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia! Ainda bem que gostaste da publicação =) Acho que a melhor sugestão que posso dar-te é trocares de top coat. Às vezes é preciso testarmos alguns produtos até encontrarmos aquele que mais nos agrada. Já testei vários e posso dizer-te que o meu favorito é o da Purple. Barato e super brilhante. Quando eu vejo que eventualmente está a ficar mais baço ou que tem algum risco, dou outra camada quando acho que há necessidade (como sou é que faço, tenho tudo à disposição).

      Beijinhos*

      Eliminar
    2. Obrigada querida! Sim agora vou experimentar o top coat da GL nails, pode ser que fique mais contente com os resultados! 😊 Beijinhos e continuação de um bom trabalho!! 😊

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...