terça-feira, 28 de janeiro de 2014

HEALTH | Hidroginástica - vou inscrever-me! Conheçam os benefícios

Por aqui, vamos começar a fazer hidroginástica. Estou farta de não conseguir fazer exercício decentemente sem ter dor de costas. Para quem não sabe e se interessar, tenho problemas de coluna, pelo que infelizmente tive que deixar o ginásio e passei a dedicar-me às caminhadas. No entanto, acho as caminhadas um exercício pouco completo (embora bom!) e sinto necessidade de mais. Decidi então inscrever-me na hidroginástica, para ver se me dou bem. Aproveito então esta minha novidade para partilhar convosco aqueles que dizem ser os benefícios desta modalidade.

Ainda há muito a ideia de que a hidroginástica é um desporto para velhotes; o que é certo é que este tipo de exercício é óptimo para grávidas, para quem tem problemas articulares/musculares/ósseos, que não pode pegar em pesos, uma vez que o impacto sobre o corpo e a tensão sobre as articulações são muito diminuídos em relação aos desportos praticados fora de água. Não há necessidade de carga adicional de peso, uma vez que a água exerce resistência (já tentaram correr com água pelos joelhos, não já?).

Fonte


Benefícios:

* Exercício completo, ajudando a trabalhar todos os músculos;
* Trabalho aeróbico, que ajuda a perder peso (260-400 kcal gastas por hora) e melhora a capacidade cardiorrespiratória, desenvolvendo resistência física e aumentando a força muscular, bem como a flexibilidade;
* Tonifica e trabalha os principais grupos musculares;
* Favorece a correcção da postura e facilita o retorno venoso;

* Habitualmente não é acompanhada de dores (a não ser aquelas dores boas de quem esteve a fazer exercício, sabem?) nem de transpiração;
* O efeito de massagem, pressão e resistência proporcionado pela água ajuda a combater o stress e há quem diga que faz bem à celulite.


Não esquecer que, para ver benefícios é necessário praticar exercício regularmente. Sabiam que a Organização Mundial de Saúde recomenda no mínimo 150 minutos de actividade física aeróbica moderada por semana ou pelo menos 75 minutos de actividade física aeróbica vigorosa por semana? (ou uma combinação de ambas)
Se quiserem, depois posso deixar cá a minha opinião, ao final de algumas aulas. Espero dar-me bem! Alguém por esse lado que pratique ou já tenha praticado?
Beijinhos*

10 comentários:

  1. Tudo o que tenha a ver com natação é optimo para a saúde. Acho que é uma excelente ideia. Depois contabcomo está a correr.

    ResponderEliminar
  2. Pratico e recomendo. Sofro de espondilite anquilosante e a hidroginástica ajuda-me bastante! ;)

    ResponderEliminar
  3. Recomendo! Sempre tive dores de costas desde criança e a hidroginástica ajudou-me imenso!

    ResponderEliminar
  4. Eu faço desde março de 2012 por causa da coluna, só consigo ir ao sábado de manhã por causa dos horários que o complexo tem, mas às 9h da manhã lá estou eu e adoro, nunca mais tive dores.

    ResponderEliminar
  5. Eu faço natação há imenso tempo e sempre tive aquele ideia que a hidroginástica era para velhotes, tal como referiste, mas recentemente, em Outubro, comecei a fazer hidroginástica. Apenas tenho dores quando estou a fazer os exercícios, na aula, e no dia a seguir estou a 100%. É uma das muitos vantagens da hidro.E ajuda-me imenso na minha postura, visto que tenho problemas de coluna. Nunca pensei que fosse gostar tanto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que te deste bem com as aulas de hidro =)

      Beijinhos*

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...