sexta-feira, 5 de abril de 2013

Higienista oral - Como foi?

Como vos disse, esta semana fui pela primeira vez a uma consulta de Higiene Oral. Não me entendam mal, eu vou ao dentista com regularidade, mas nunca tive uma consulta específica de Higiene Oral. Claro que, como frequento o dentista desde pequenita, foi-me explicado como havia de escovar os dentes e tudo mais, mas não custa nada relembrar e tornar a nossa higiene oral mais perfeitinha.


Daqui


Esta consulta foi promovida pela Oral-B, no sentido de me ser explicada a forma correcta de utilizar a nova escova eléctrica Tri-Zone. E não é que andava a usá-la mal? Ai ai ai! Fui então até à Clínica Correia e Sousa Uva, na Avenida da Roma (nº51 2ºEsq), onde fui consultada pela Dra. Fátima Duarte, Higienista Clínica e Presidente da Associação Portuguesa de Higienistas Orais. 
A consulta começou com uma avaliação do sangramento das gengivas. A Dra. Fátima contornou as minhas gengivas com um dos instrumentos (desculpem-me, mas os meus conhecimentos sobre instrumentação dentária é nulo e, portanto, não sei dizer-vos o nome) e apontou quais e onde sangravam. De seguida, fiz algo que já não fazia há anos: um teste para verificar quais são as áreas que não escovamos devidamente. Para tal, utilizam-se umas gotinhas de corante, que se "agarra" às zonas onde a escova de dentes não chegou, ou onde a escovagem não foi eficaz. E com isto descobri que não dou a atenção devida aos meus dentes do maxilar inferior! Para além disso, levei nas orelhas uma vez que não utilizo fio dentário. E as principais zonas que sangraram na minha boca foram precisamente aquelas onde o fio dentário actua: as zonas interdentárias. Seguiu-se então a escovagem com a minha Tri-Zone e, por fim, um polimento aos meus dentinhos.
E nesta consulta foi-me aconselhada a pasta dentrífica Oral-B Pro-Expert, que promete actuar em 8 pontos controlados pelos dentistas: cáries, gengivas, placa bacteriana, esmalte, tártaro, branqueamento e hálito.

Por acaso, até encontrei um vídeozinho:




Sabiam que devemos variar o local por onde começamos a escovar os dentes? Eu tenho tendência a começar sempre pelo maxilar superior esquerdo, mas devemos ir variando: umas vezes começar do lado esquerdo, outras do lado direito, umas em cima, outras em baixo. Ora aqui está uma coisa que fazia mal!

Portanto, saí de lá com o diagnóstico de gengivite leve, com o "raspanete" de que devia usar fio dentário e com os conhecimentos para usar a minha Tri-Zone como deve de ser! Foi uma experiência positiva! E em breve terei novidades "dentárias" para vocês. Fiquem atentas!
Beijinhos*

6 comentários:

  1. Muito bom.
    Neste momento tenho consultas no dentista todas as duas semanas por causa de um aparelho dentario que tenho que meter, tambem levei nas orelhas por nao usar fio dentario. Nunca gostei de usar isso, mas é muito bom para a nossa hygiene se seguir o que eles dizem.
    Nao sabia que comecar sempre no mesmo lado era mau, Da mais geito de comecar do lado esquerdo que do lado direito, parece parvo, mas ja reparei nisso.
    Aqui na Suiça/França eles dizem que temos esfregar durante 3 minutos. E ai ?
    Obrigada pela compartilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também já usei aparelho e sei bem o que isso é! Eu também começo sempre pelo lado esquerdo xD ahah! Quanto ao tempo, o que se ouve mais é que se devem dispensar 2 minutinhos na lavagem dos dentes ;)

      Eliminar
  2. Eu não consigo usar o fio dentário simplesmente porque ele não passa no meio dos meus dentes! lool xD
    Eu tenho uma escova eléctrica mas deixei de a usar porque acho as cabeças demasiado caras...
    Gostei do post :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também me custa imenso! Faz-me impressão a enfiar entre os dentes e depois a tirar =/

      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Sonda periodontal :)
    E essa história de mudar o sitio por onde começas a lavar os dentes é relativo porque há pessoas que se fizerem isso esquecem-se de algumas faces dentárias...
    Just sayin ;)
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Ahah xD Pois, foi o que me disseram :X Mas com cuidadinho e atenção os dentes ficam bem lavados ;)

      Beijinhos*

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...