sábado, 7 de abril de 2012

Sabiam que... | Did you know that... #22

Em Portugal somos todos, por defeito, dadores de órgãos? As pessoas que não querem doar, repito NÃO QUEREM doar, têm que se inscrever no Registo Nacional de Não Dadores, também conhecido por RENNDA (mais informações aqui).

In Portugal we all are, by default, organ donors? The ones that don't want to donate, I repeat DON'T WANT to donate, have to register on a specific database (RENNDA).


16 comentários:

  1. A Mensagem tem razão, nem no céu nem debaixo de terra vão precisar dos nossos orgãos. Por isso mais vale deixa-los com quem precisa. Mas penso que antigamente era ao contrário.. Só doava quem queria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, se bem sei antigamente era ao contrário ;)

      Eliminar
  2. Acho muito bem! Numa altura em que estive muito doente, andei precisamente a informar-me sobre isso e tive conhecimento dessa "lei". Fiquei muito satisfeita por saber que ao menos neste sentido tomaram a decisão correcta, já que noutros países (EUA por ex.) passa-se precisamente o contrário... por defeito ninguém é dador...
    Beijinho e uma Páscoa muito feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho que é a melhor forma (: Caso contrário, havia muito órgão são que ia ser desperdiçado ;)
      Beijinhos e obrigada pela tua opinião*

      Eliminar
  3. E existe muita gente que precisa, infelizmente. Acho que este é um assunto "pouco" debatido na nossa sociedade, mas que salva a vida de muita gente inclusive já me salvou a minha por duas vezes infelizmente as coisas não correram bem e continua no impasse de saber se algum dia irei ter novamente qualidade de vida graças a um órgão que "alguém" deixou para me ajudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tudo te corra pelo melhor! Vais ver que sim ;)

      Eliminar
  4. Sim eu já sabia, sendo dadora de sangue foi uma das coisas que perguntei, isso e ser dadora de medula, e o que é mais engraçado mas sem graça nenhuma, é que mesmo assim nunca chegam para salvar a vida de outra pessoas, infelizmente.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é impossível, infelizmente. Mas as vidas que se puderem salvar já são positivas! =)
      Beijinhos*

      Eliminar
  5. sabia! um dia fui-me informar porque queria ser dadora e parece que em quase todos os outros países é preciso inscrever para doar, e fui aí que descobri que em Portugal era desta maneira. E fiquei muito orgulhosa, que é sem dúvida a decisão mais inteligente. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho que é a melhor forma assim ;) O mais prático e o mais benéfico!

      Eliminar
  6. Não sabia, mas parece-me muito bem :)

    ResponderEliminar
  7. We're a organ donor country, but not in the same way. When someone dies (with 'useable organs' that is, doctors ask the family and 99% of people say yes.
    It seems you've taken it one step further.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. In Portugal they usually ask family too. But by law they can use the organs without asking ;)

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...