sábado, 5 de setembro de 2009

Unhas, verniz, acetona, cérebro e pulmões!

(existem tantos blogs e afins com esta imagem, que não sei qual é a fonte!)

Olá meninas! Ao verem este título podem pensar que eu estou maluquinha, mas não estou! Comprei recentemente um livrinho - YOU - A Sua Beleza - dos famosos médicos da Oprah - Dr. Oz e Dr. Roizen. Ainda não li muita coisa, mas com certeza vou comprar mais algum livrinho deles. Este foi o último que saiu, sendo que existem mais 3. A forma de escrita é super compreensível, apesar de eles explicarem muita coisa sobre anatomia e fisiologia (e não só). Para além disso, tem umas ilustrações excelentes, super engraçadas! Foi deste livro que retirei o texto de hoje. Aqui vai:

"Apesar de sabermos que toda a gente, desde as raparigas de 10 às mulheres de 50 anos, gosta de umas unhas muito bem pintadas, a verdade é que pintar as unhas é como revesti-las com uma mistura de toxinas. De facto, o verniz das unhas é provavelmente o cosmético mais tóxico que existe. O verniz inclui substâncias tóxicas como o formaldeído [anotação minha: já existem muitos sem formaldeído e sem tolueno], ftalatos (são solventes da cor, mas tóxicos para os nervos e para o sistema endócrino), a acetona e o tolueno (que mantém a cor na sua forma líquida, mas que se evaporam rapidamente e enchem o ar de toxinas, pondo o sistema respiratório em perigo), e as benzofenonas (que são agentes cancerígenos conhecidos e têm efeitos semelhantes aos estrogénios). Se envernizarem as unhas em compartimentos devidamente ventilados, provavelmente não haverá perigo, mas não devem mudar de verniz várias vezes por semana, como fazem algumas adolescentes. Também não usem produtos para retirar o verniz mais do que duas vezes por mês. Em vez disso, retoquem o verniz. Sabemos que irá ficar com os olhos em bico, mas a acetona é tão tóxica para os seus olhos, nervos e pulmões que é uma boa ideia ir à secção de produtos de limpeza e comprar uma máscara de forma a proteger os seus pulmões e cérebro quando a usar. Quando realmente precisar de um produto para retirar o verniz, eviete os que têm acetona porque secam as unhas. Reparem gretas ou unhas partidas com cola para unhas ou verniz transparente."

Bem, não é por causa disto que vou deixar de pintar as unhas, mas com certeza que vou deixar de utilizar acetona (apesar de a minha ser enriquecida com um óleo hidratante). Já vi vários, mas se alguém me quiser dar uma dica de um removedor bonzinho e não muito caro, fiquem à vontade!

Beijinhos!
-----------------

E recebi mais um selinho! =D Desta vez foi da Ana, do Blog Anónimo da Ana. Muito obrigada por mais um selinho. É sempre bom receber selinhos, pois assim sabemos que as pessoas gostam do nosso blog e que o esforço não foi em vão! =) O selinho é este:

E as regras são:
* Responder às perguntas em baixo e depois passá-lo a 5 amigas blogueiras:

Uma música mágica: (esta é complicada... Gosto de tantas!) Stone Sour - Zzyxz Rd.
Filme mágico: Qualquer um do Senhor dos Anéis
Uma viagem mágica: Ir à Disneyland! (xD)
Maquilhagem mágica: Uma maquilhagem natural e simples, em tons de castanho.

Vou passar este selinho aos seguintes blogs:
* Miss Verniz;
* Only Girl Stuff;
* Glow Make-Up & Stuff;
* Doce e Bela;
* Hip & Chic.

Mais uma vez, obrigada à Ana!

Espero que gostem!

Beijinhos!*

6 comentários:

  1. Olá.
    Eu sugiro que em vez de usares acetona, usa removedor de verniz. É mais dificil de sair o verniz, terás que ter mais paciência, mas decerto vais reparar que as unhas não são tão agredidas.
    Eu uso o óleo removedor de verniz da DIKLA, que é barato. Há à venda no continente.
    Para aquelas cores mais chatas de tirar é que tenho uso a acetona, para não perder tanto tempo e não manchar...
    kiss

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana Rita! Oh My God! Não sabia destas coisas, se bem que não sei até que ponto os amiguinhos da Oprah estão a exagerar... Se fosse assim tãaaaooo grave alguem já se teria chegado à frente, digo eu... Eu também não vou deixar de pintar as minhas unhas por causa disto! Quanto ao removedor de verniz aconselho-te os da Essence, são baratinhos (+-1.80€ acho), eficazes e têm um cheirinho maravilhoso! Tenho 2, um azul com aroma a coco e outro roxo com aroma a amoras. Outro conselho que também acaba por poupar os nossos olhos, pulmões e etc é pintar as unhas na varanda, na rua ou em qq lugar aberto e com ventilação constante sempre que as condições atmosféricas o permitam! :P Bjinho e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  3. Querida Ana, Muito obrigada pelo selo! É muito fofo! E como é de costumo retribuo o selinho poqre mereces e muito...

    Beijokas***

    ResponderEliminar
  4. Post bastante interesante! Parebéns!

    ***

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana Rita!

    Obrigado pelo selo! ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana :)

    Gostei imenso deste teu post! Já há muito tempo que prefiro tira-verniz à acetona, pois já tinha lido que não era muito saudável para nós!

    Mas deixar de pintar as unhas? Ai isso não xD eheh

    Beijinhos *

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...