sábado, 29 de agosto de 2009

Como tratar dos nossos pincéis de maquilhagem

Olá a todas!
Hoje venho falar de uma coisa muito importante: os pincéis de maquilhagem, mais concretamente, como devemos cuidar deles.

(imagem retirada de http://miraclemilebeauty.com/images/makeupbrushes.gif)


É muito importante mantermos os nossos pincéis lavadinhos, e porquê? Porque os pincéis são um ninho de bactérias! Assim, vou dar algumas dicas de como devemos tratá-los, para evitar contaminações, que podem levar a graves problemas de pele que não são brincadeira! Pincéis não higienizados podem causar-nos irritações na pele e até mesmo infecções! O mesmo acontece que as esponjinhas de passar a base e afins!

Vamos a isso!

Lavagem:

Antes de usarmos os pincéis pela primeira vez, devemos lavá-los. E como é que isso se faz? Utilizando um champô ou sabonete neutro e água morna. Algo de que ouvi falar muito bem para tal finalidade foi o champô para bebé da Johnson & Johnson (aquele amarelinho). Existem vários vídeos no YouTube que mostram como fazê-lo. Vou deixar aqui um.



Pontos-chave:
* Molhar apenas os pêlos ou cerdas do pincél, porque se molharmos muito o cabo, pode acontecer que se descole!
* Colocar o champô na mão e passar o pincél no champô com movimentos de vaivém.
* Passar por água até sair água limpa.
* Arrumar os pelinhos para ficarem com o formato original do pincél.
* Deixar a secar na posição horizontal em cima de uma toalha, para que a água não escorra para o cabo.

Esta limpeza mais profunda dos pincéis deve ser feita, mais coisa menos coisa, de 15 em 15 dias.

Outra forma de limpar os pincéis, mais amiga do ambiente: aqui!

Para além desta limpeza profunda, existe uma limpeza mais superficial, que deve ser feita sempre que utilizamos os pincéis - limpeza localizada ou spot cleaning. Não convém guardar os pincéis sujos, pois vai cultivar bactérias e diminuir a durabilidade dos pincéis.
Existem alguns produtos no mercado próprios para esta limpeza rápida, como, por exemplo, da MAC e da Sephora. No entanto, se podemos fazer uma misturinha caseira que sai bemmmmm mais barata, porque não?

Para tal, vamos precisar de:
* 1 copo de água destilada ou engarrafada;
* 1/4 de copo de álcool (para desinfectar);
* 1/2 colher de sopa de champô neutro (de preferência de bebé);
* 1/2 colher de sopa de sabão neutro (espuma de banho, por exemplo);
* 1 colher de sopa de leave-in líquido.

É deitar tudo para um vaporizador, e abanar gentilmente para homogeneizar a mistura. Deve chocalhar-se (gentilmente) sempre antes de cada utilização.

Um videozinho educativo (xD): aqui! (não deu para colocar directamente o vídeo porque a opção foi desactivada neste vídeo pela autora)

Pontos-chave:
* Precisamos do nosso spray de limpeza, de uma superfície absorvente (uma toalha, um guardanapo...) e dos nossos pincéis sujos!
* Vaporizar o spray no pincél em questão, sem deixar que escorra para o cabo. Deixar o produto actuar um pouco, colocando o pincél deitado na toalha.
* Esfregar o pincél gentilmente na toalha. Caso seja um pincél achatado deve esfregar-se com movimentos de vai-vem; caso seja um pincél redondinho, devem utilizar-se movimentos circulares.
* Quando já não sair sujidade do pincél, refazer o formato do pincél e deixar secar deitadinho.

Não esquecer que esta limpeza rápida não dispensa a lavagem!

Diz quem já viu que pincéis sujos vistos ao microscópio não é algo agradável de se ver!


Outras dicas sobre os pincéis:
1. Os pincéis não devem ser deixados a apanhar pó! O pó pode dar origem a irritações e até infecções na pele. O facto de estarem expostos ao ar faz com que a contaminação por bactérias seja mais fácil. Por isso, devemos guardá-los num estojinho ou numa gaveta. No entanto, é importante que o local onde os pincéis são guardados também seja higienizado.
2. Não partilhar pincéis com outras pessoas. No caso de serem utilizados por mais do que uma pessoa, deve fazer-se a tal limpeza localizada entre cada utilização por diferentes pessoas.
3. Nunca, nunca, nunca usem o secador para secar os pincéissss! (pode parecer parvo colocar isto aqui, mas não seriam as primeiras nem as últimas a fazê-lo!)


Bom, espero que tenham gostado!
Não se esqueçam que se cuidarmos dos nossos pincéis eles podem durar bastante tempo!

Agora... vou lavar os meus pincéis! (já precisam! xD)

Beijinhos!*
-----------------

Para responder ao comentário da Laço Cor-de-Rosa: Olá Lacinho! O texto está muito giro xD Realmente quem o escreveu percebe bem do assunto! =p Beijinhos!*

2 comentários:

  1. Não imaginas como este post foi útil para mim. Os únicos pincéis que tenho são para o pó e para os olhos, mas nunca tenho muitos cuidados com eles. Mas depois de ler isto, vou passar a ter mais cuidado! =]

    Bom trabalho * beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Goatei imenso deste post...muito util..!!!! Eu costumo lavar os meus pinceis com champô,mas não conhecia essa mistura caseira...!!! Achei bastante interessante, e acho que no próximo fim de semana vou já experimentar...!!! Realmente tenho de ter muito cuidado com os pinceis, pois para além de não serem muito baratos, podem armazenar muitas bacterias... e depois lá vêm as borbulhas....!!! Adorei mesmo este post...muitos beijinhos!!!

    Ana

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...