quarta-feira, 22 de julho de 2009

Rubrica da Saúde! Porque saúde é beleza! - Água

Hoje vou iniciar um tema novo aqui no blog: a rúbrica da saúde! Sim, porque para estarmos bonitas por fora, temos que estar bem tratadinhas por dentro!

Bem, como ontem esteve aquele tempo maravilhoso de chuvinha (eu adoro chuva, mas na época dela - mas também, como estou em exames, até nem me importo que o sol não me convide a sair de casa =P), lembrei-me de falar de algo muito importante na nossa vida: a águinha! Não há coisa melhor para estrear esta rúbrica do que algo essencial à nossa vida.

(imagem retirada de http://hres.deviantart.com/art/Black-rain-10975637)

"Estamos a beber menos do que devíamos", alerta o Instituto de Hidratação e Saúde.

A água é um elemento imprescindível ao funcionamento do organismo. Cerca de 70% do nosso corpo é composto por água e, quem sabe se não é por essa razão que este líquido vital é o melhor remédio natural que existe. Para além disso, ajuda a emagrecer e é uma grande aliada da nossa pele.
A água tem várias funções, entre as quais: transporta os nutrientes aos tecidos e órgãos, é o meio de excreção de produtos resultantes do metabolismo (muitas vezes tóxicos) e regula a temperatura corporal.
Uma hidratação desadequada prejudica o funcionamento normal do organismo e está associada ao aparecimento de doenças renais, cardiovasculares e digestivas.

Contudo, (tinha que vir o mas da coisa não é?) os resultados do Estudo de Caracterização do Perfil de Hidratação dos Portugueses, divulgados, em Maio, pelo Instituto de Hidratação e Saúde, revelaram que o aporte hídrico médio proveniente do consumo de bebidas em Portugal é inferior ao recomendado (à excepção das mulheres entre os 14 e os 18 anos).
Os especialistas responsáveis pelo trabalho sublinharam, por isso, a necessidade de criar programas educativos que promovam o reconhecimento da importância da hidratação para uma vida saudável e que considerem nas suas recomendações não apenas o consumo de água, mas também de outras bebidas.

(Eu confesso que no Inverno até me esqueço de beber água =X Mas é só no Inverno!)

Como a água cuida da nossa saúde:
1. Combate o cancro: uma ingestão insuficiente de água aumenta o risco de padecer de cancro da bexiga e do cólon porque fomenta a concentração de substâncias tóxicas nestes órgãos. Uma ingestão adequada de água reduz o risco.
2. Combate as infecções: beber entre cinco a oito copos de água por dia reduz a produção de pedras nos rins e as infecções urinárias. Para além disso, mantém as mucosas do sistema respiratório convenientemente hidratadas, e diminui o risco de infecções virais como a gripe. A água também ajuda a limitar a incidência de ataques de asma.
3. Cuida da boca: a saliva, que contém substâncias antibacterianas, diminui se não bebermos água. Isto favorece a presença de bactérias que provocam gengivites, cáries e outras doenças da boca.

Como a água nos ajuda na manutenção do nosso peso:
1. Regula o metabolismo das gorduras: uma ingestão insuficiente de água faz com que os depósitos de gordura do nosso corpo aumentem, devido a um funcionamento incorrecto do fígado, responsável por metabolizar as gorduras e convertê-las numa fonte de energia para o organismo.
2. Ajuda-nos a "enganar" o estômago: a água tem um efeito saciante e, portanto, faz com que comamos menos. Para além disso, como a água que bebemos está a uma temperatura mais baixa do que a corporal, o organismo tem de queimar calorias para poder aquecê-la.
3. Evita a retenção de líquidos: quando o corpo recebe pouca água interpreta-o como uma ameaça para a sua sobrevivência e compensa essa carência retendo líquidos. Para o evitar, basta fornecer-lhe toda a água de que precisa.

Como a água cuida da nossa beleza:
1. Trava o envelhecimento: com o passar dos anos, o nosso organismo perde cada vez mais água, o que afecta, sobretudo, a pele. No entanto, se bebermos o suficiente, o equilíbrio entre a água que possuímos e a que perdemos mantém-se, e a pele mantém-se jovem durante mais tempo.
2. Reforça a função protectora da pele: para que se possa defender de agentes prejudiciais como o sol, o frio, o vento, a poluição ou as infecções, é fundamental que a pele mantenha um grau óptimo de humidade. Caso contrário, fica debilitada e exposta a todo o tipo de agressões, que a tornam irritável e sensível.

3 truques para uma hidratação adequada:

Primeiro que tudo, há que ter em conta que as necessidades de água variam ao longo do dia, em função de vários factores como a alimentação, a actividade física e a temperatura ambiente. Dicas para nos mantermos sempre hidratadas(os):
1. Beber água mesmo que não tenhamos sede. Isto é muito importante, porque quando o nosso corpo manifesta vontade de beber água, quer dizer que já está a ficar desidratado. A sede é um sinal de que o organismo perdeu entre 1 a 2% da água de que necessita.
2. Evitar as bebidas alcoólicas. A ingestão de bebidas alcoólicas aumenta a temperatura corporal e o risco de desidratação. Para além disso, pode ter um efeito diurético, o que faz com que se expulsem mais líquidos do que aqueles que se ingerem.
3. Variar a ingestão de líquidos. Para uma melhor hidratação, devem introduzir-se nos nossos hábitos alimentares alimentos e bebidas como sopa, caldos, sumos, infusões, lacticínios, vegetais e fruta.

Não esquecer que, agora no Verão devemos reforçar a ingestão de água! É importante manter o nosso corpo sempre hidratado.

Bebam água, a vossa saúde agradece!

O texto foi baseado em dois artigos da revista Prevenir.

Espero que tenham gostado!

Beijinhos!*
-----------------

Para responder aos comentários (muito obrigado a todas!):
* Miúda dos 14: Olá! É quase sempre assim... Quando queremos muito uma coisa, nunca encontramos! Parece que é de propósito! Mas pronto, consegui comprar umas coisinhas engraçadas e das quais gosto bastante. Beijinhos!*

* Filipa: Olá Filipa (futura colega xD)! Eu não tenho assim um "tipo" de chinelas xD Quando calcei pela primeira vez estas chinelitas não achei muita piada, mas como, tal como tu, também tenho os pés sensíveis (qualquer coisa me faz bolhas e me faz doer nalgum sítio x( ) optei por trazer. Depois de olhar duas vezes ao espelho passei a gostar das chinelinhas xD Quanto aos gatinhos: eu só tenho um, porque este saiu tão maluco e tão esgaziado que a minha mãe até tem medo de arranjar outro e nem lhe posso falar no assunto =X (com muita pela minha!) Adoro animais! Ai, não vejo a hora de estar de férias! =| Que a estrelinha da sabedoria esteja connosco! Ah, e é verdade, concordo com a ideia das chineladas xD ahahahahah! Havia de ser bonito! Podia ser que aprendessem! Beijinhos!*

* Laço cor-de-rosa: Olá Lacinho! xD Ainda bem que gostaste =) Eu realmente gostava de calçar o 38, mas pronto... Lá tenho que me contentar com o 39/40! Mas como também até sou altinha (tenho praticamente 1,70 m), não é desproporcional. Eu gosto muito de ir à Seaside (principalmente às megastores) e a um armazém de calçado que há aqui na minha zona. Há que poupar! =) Quanto aos batons da NYX: não conheço nenhum site que venda NYX pagamento contra-reembolso... Porque não compras nestes sites? Tens medo que as compras se extraviem? Beijinhos!*

* Rita "Lala": Olá! Posta as tuas comprinhas sim! Eu gosto de ver ^^ Quanto aos sapatitos, na Seaside não sei ao certo se têm muitos 35's ou não, mas aqui num armazém onde vou, agora nos saldos, quase só tinham 35's e 36's! É muito raro encontrar-se um 40 se não se for logo no início da colecção, o que se torna um bocadinho chato! Mas pronto, lá temos que nos conformar não é? Beijinhos!*

* Just Scarlet: Olá! Realmente o biquini é fofinho! Têm várias opções de soutiens e cuequinhas e várias cores. Para além disso, é baratinho ;) Beijinhos!*

* Guida: Olá Guida! Achei piada ao teu comentário xD ("MENTIRAAA" xD) Como já disse à Rita, eu normalmente quando vou à procura de calçado nos armazéns e assim, onde têm assim as caixinhas para sermos nós a tirar o que queremos (o que eu gosto bastante, porque às vezes sabe-se lá se as senhoras vêem bem quando pedimos algum número), costumo ver bastantes 35's e 36's =X Acho que o problema é mesmo arranjarmos o nosso número... Seja ele qual for! xD Bom bom, é poder comprar logo quando começa a colecção. Assim, há maior probabilidade de se arranjar o nosso número. Beijinhos!*

* Olhos Dourados: Olá! Obrigada! =) Bejinhos!*

5 comentários:

  1. Olá! Passei por aqui só para dizer umas coisinhas!
    Que gosto muito do seu blog, mas também queria perguntar como é que funciona isto "LinkWithin".
    Já vi isto em milhares de blogs e gosto. Mas já segui alguns passos ficou tudo instalado (Foi o que o pc disse) mas quando vou á minha página de perfil não tem os tais quadrados! Esplicas-me como isto se faz?!

    bjo

    ResponderEliminar
  2. O sacrifício que eu faço para beber tanta água... Mas tem de ser, realmente é muito importante =]

    Em relação aos batons, não sei... Nunca comprei dessa forma, então tenho alguma relutância. Mas talvez ainda venha a mudar de ideias, afinal os batons são mesmo lindos. Eu queria o Power e o Paris :D

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  3. Água! A minha amada água! Felizmente adoro água e é a minha única bebida desde...que me lembro! Posso ter tudo de mal, mas desidratada não estou! :P

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Oii! Estou divulgando uma promoção+campanha do blog da poeta Salete Maria. ela está sorteando uma camiseta lindissima, pintada à mão.
    dá uma passada lá e, se der, participa!
    o blog dela é www.cordelirando.blogspot.com
    bjos e obrigada!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...